sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Regras:

● Briefing:

O objetivo principal do jogo é eliminar a facção inimiga. Para alcançar esta meta, os jogadores - divididos em dois times - terão que tomar ações e se utilizar de equipamentos para derrotar cada um dos membros da facção inimiga.

● New Game!

Point & Shoot é um jogo de equipes, onde o Esquadrão de Elite tentará impedir a ação do grupo de Guerrilha. Portanto o ideal para uma partida é que um número par de pessoas estejam jogando, a fim de que haja um equilíbrio entre os times. Este número pode variar de 4 a 8 jogadores. Porém, caso um número ímpar de pessoas deseje jogar, deve-se assumir o risco da superioridade númerica para uma das equipes.

Para começar o jogo, os jogadores sentados em volta de uma mesa, devem separar as Cartas de Facção de acordo com o número de jogadores, embaralhar e distribui-las aleatóriamente.

Ex: 6 jogadores vão começar uma partida. Eles retiram 6 Cartas de Facção, onde deverão ter 3 cartas de Esquadrão de Elite e 3 cartas de Guerrilha. Elas são embaralhadas e distribuidas igualmente.

Uma vez que todos os jogadores possuam suas respectivas Cartas de Facção, eles devem revelar seus papéis para o resto do grupo, a fim de que possam trabalhar em colaboração. Cada jogador irá receber também uma carta HP onde as munições desenhadas representam a vida de seus personagens.

Utilizando agora as Cartas de Jogo, deverão embaralhar todas e distribuir o número inicial de 4 cartas para cada participante. O restante das cartas ficarão no centro da mesa para funcionar como um cava.

Obs: Todo jogador começa o jogo com uma arma básica, a Pistola. O jogador deve optar quando usar a carta Tiro se irá utilizar a Pistola ou outra arma que estiver equipada para determinar o alcance e dano causados. Esta arma possui as seguintes propriedades:

Pistola: Alcance: 1 / Dano: 1









Play!

O jogo irá obedecer o sentido horário de acordo com a disposição dos jogadores na mesa. Uma vez retiradas as cartas de facção, os jogadores não devem mudar seus lugares. Um representante de cada facção deve disputar “par ou ímpar” e o vencedor começará o jogo.

- No ínicio de seu turno, cada jogador deverá tirar 2 cartas do cava.

- Em seguida deverá agir utilizando quantas cartas tiver disponíveis na sua mão.

Só existem duas limitações:

- Somente 1 carta de Tiro pode ser utilizada por turno (a menos que haja um efeito que lhe permita jogar mais de uma)

- Um jogador não pode ter duas cartas idênticas baixadas em sua frente.

Basicamente o jogador poderá tomar as seguintes decisões no seu turno:

- Atacar outro jogador utilizando a carta de Tiro ou Faca.
- Baixar na sua frente uma Carta de Arma, ou Carta de Proteção, ou uma Carta de Efeito.
- Um jogador só pode ter 1 Carta de Arma equipada por vez, portanto caso deseje equipar uma nova arma, deverá descartar a atual.

Quando um jogador usa a carta de Tiro e ela não é impedida por uma Carta de Proteção ou pela carta de Esquiva, significa que o alvo foi acertado. Porém antes de determinar quantos pontos de vida serão tirados do inimigo, ele deve puxar uma Carta de Alvo que irá determinar o local onde o tiro acertou.

Cartas de Alvo:

Membros: O tiro acertou os braços ou pernas do alvo e portanto causa o dano normal indicado pela arma.

Tronco: O tiro acertou o tronco do alvo e portanto causará +1 de dano além do indicado pela arma.

Headshot: O tiro acertou a cabeça e portanto o alvo está automaticamente morto (a menos que haja um efeito que lhe permita jogar mais de uma).

Ao utilizar uma carta de Tiro o jogador também deve atentar ao alcance de sua arma. O alcance de cada arma determina distância que o outro jogador deve estar do atacante para que o tiro possa ser realizado.

Ex: Um grupo de 6 jogadores está jogando quando um deles decide atacar. Ele pode optar por atacar com sua Pistola, ou com a Escopeta que possui equipada. Caso ele ataque com a Pistola, só poderá atingir os jogadores que estão logo ao seu lado pois o alcance desta arma é 1. Se decidir atacar com a Escopeta, ele poderá atacar um dos 3 jogadores ao seu lado (direito ou esquerda) pois o alcance desta arma é 3.

Um jogador não pode ficar com mais do que 7 cartas na mão no final de seu turno. Caso ele tenha mais que 7 no final de seu turno, deverá descartar e ficar com 7.

Quando um jogador mata um inimigo da facção oposta, ele pode optar por trocar cartas da sua mão por cartas da mão do inimigo. Para cada carta tomada o jogador deve eliminar uma carta de sua mão. Não há limite de cartas trocadas.

● Know your stuff!

As Cartas de Jogo são utilizadas durante o jogo para conseguir benefícios ao atacar e defender. Estas cartão são:

Cartas de Ação: Obs: Possuem efeito imediato e são descartadas logo após serem utilizadas.

Tiro: Efeito: Permite atirar em um jogador que esteja no alcance. Obs: As cartas de Tiro possuem uma direção indicando o sentido em que o tiro foi disparado. O dano e alcance dependem da arma.

Faca: Efeito: Permite atingir um jogador.
Alcance: 1 / Dano: 2
Obs: A carta faca não pode ter seu dano modificado pelo lugar do acerto.

Esquiva: Efeito: Permite evitar um tiro.
Obs: Para evitar o tiro, a carta esquiva deve ser jogada logo após o jogador inimigo anunciar o tiro.


Cartas de Armas:
Sniper: Alcance: 4 - 6 / Dano: 3 / Obs: Essa arma ignora a proteção.

SMG: Alcance: 1 - 3 / Dano: 1 / Obs: Essa arma permite dar 2 tiros por turno.

Escopeta: Alcance: 1 / Dano 3
Alcance: 2 / Dano 2
Alcance: 3 / Dano 1

Cartas de Proteção: Obs: São descartadas logo após surtirem efeito.

Capacete: Absorve: 1 tiro / Obs: Previne Head-Shot.

Colete: Absorve: 1 tiro

Cartas de Efeito: Obs: demoram 1 turno para surtir efeito, após colocada em jogo.

Frag Granade: Dano: 1 / Alcance: Todos os demais jogadores, tanto inimigos como aliados.

Flash Granade: Efeito: Todos jogadores ficarão com um modificador de +2 de distância para atirar no jogador que usou a granada.
Duração: 1 turno.

Smoke Granade: Efeito: Todos jogadores ficarão com um modificador de +1 de distância para atirar no jogador que usou a granada.
Duração: 2 turnos.

Camper: Efeito: Jogador que usa a carta recebe bônus de +1 na distância em relação aos outros jogadores.
Duração: 1 turno.

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